Assessoria contábil: como funciona e quando contratar uma?

assessoria contábil

A assessoria contábil além de auxiliar nas demandas tributárias, ajuda também na gestão financeira e patrimonial da sua organização.

Porém, muitas empresas ainda tem dúvida se é realmente necessário contratar uma.

Por isso, neste post, iremos explicar melhor como funciona a assessoria financeira, qual a importância dela para o seu negócio e quando devo contratar uma.

Continue lendo!

O que é uma assessoria contábil?

Entender o que é uma assessoria contábil é importante para qualquer tipo de negócio.

Desde um microempreendedor individual – MEI até uma empresa de grande porte.

Entender que a contabilidade pode fazer pela sua empresa e é aliada de uma gestão de alta performance poderá elevar os resultados do seu negócio. 

A assessoria contábil é um termo utilizado para o conjunto de serviços contábeis necessários para manter o controle contábil, tributário fiscal e financeiro das empresas. 

É um trabalho desenvolvido por um profissional liberal ou uma equipe de profissionais da área de contabilidade que analisa e interpreta todos os fatos da rotina diária de uma empresa. 

De posse das informações referente às movimentações diárias e relatórios, é possível obter dados importantes que irão permitir uma assessoria mais completa, contemplando assim outras demandas da organização.

Além da contábil, podemos citar:

  • Fiscal;
  • Previdenciária e Trabalhista;
  • Tributária;
  • Finanças, entre outros. 

Na assessoria, os fatores determinantes serão o tipo e tamanho da empresa.

A partir disso será definido a necessidade e o melhor formato para o serviço que será prestado.

Quanto maior e mais complexo o negócio, maior e mais importante será o papel da contabilidade.

Deixando de ser apenas o mero registro para fins fiscais e se transformando em uma ferramenta de gestão com alto valor estratégico para a empresa.

Por que contratar uma assessoria contábil?

Embora os gestores sintam-se obrigados a contratação de um contador para sua empresa, a maioria deles não tem tanta clareza do que o contador executa ou a necessidade que tem em relação à escrituração contábil empresarial.

A assessoria contábil tem como objetivo principal assessorar nas demandas:

  • fiscais;
  • trabalhistas;
  • tributárias;
  • e contábeis da empresa.

Sendo suporte para a manutenção e expansão das atividades da empresa. 

É também um poderoso mecanismo de controle e planejamento para seu negócio. 

Num país que, de acordo com dados divulgados pela Fenacon, está no topo do ranking em questões burocráticas e despesas tributárias com aproximadamente 63 tributos, 97 obrigações acessórias e 3.790 normas somente na pasta de impostos, é compreensível que o gestor ou empreendedor acabem tendo essa visão meramente burocrática da contabilidade.

Podemos dizer também que a assessoria contábil pode ser uma aliada da saúde financeira da empresa.

Já que ela cuida de todos os trâmites junto ao fisco de forma transparente e oferece uma representação fiel da situação patrimonial da empresa. 

Quais os serviços prestados por uma assessoria contábil?

Para entendermos melhor, iremos explicar os serviços prestados em cada área.

Fiscal e tributário

Os serviços fiscais e tributários abrangem desde a geração de guias de impostos até o planejamento tributário da empresa.  

É considerada uma das áreas mais burocráticas da contabilidade, que exige profissionais com grande conhecimento, de modo a garantir a regularidade em todas as obrigações fiscais e encontrar o melhor regime tributário. 

Essa área também é responsável pela análise de notas fiscais, escrituração dos livros fiscais e orientação técnica sobre o processo tributário e pela entrega de declarações fiscais.

Trabalhista e RH

Na área trabalhista e de recursos humanos, a assessoria contábil oferece soluções desde a contratação até a demissão de um colaborador. 

Tem foco na elaboração de folha de pagamento, benefícios, apoio em todo o processo da administração do pessoal, como também a orienta sob a legislação trabalhista aplicada em sua atividade. 

É responsável também pelo controle de férias e o recolhimento dos impostos como INSS e FGTS. 

Contábil

Além da papelada tradicional, como: as entregas de declarações de pessoas jurídicas, elaboração de toda a escrituração contábil da sua movimentação financeira e patrimonial e também a elaboração de todas as demonstrações financeiras e contábeis, existem outros diversos serviços nesta área.

São eles:

  • Abertura de empresa 
  • Escolha do melhor regime tributário
  • Alterações contratuais
  • Fusão, cisão e incorporação de sociedades
  • Encerramento de empresas e sociedades
  • Parcelamento de impostos municipais, federais e estaduais
  • Certidões de impostos, INSS e FGTS
  • Regularização de empresas e sociedades

Consultorias

Além da contabilidade, a assessoria contábil poderá ainda disponibilizar consultorias em diversas áreas:

  • finanças
  • custos,
  • processos, entre outros

Na área finanças, poderá prestar serviços de consultoria em gestão financeira, que consiste basicamente em dar um diagnóstico da situação financeira da empresa baseado nos registros e relatórios empresariais apresentando a análise dos indicadores e também analisando minuciosamente os resultados da empresa. 

Outra área bastante em alta no mercado é a consultoria de custos. Ela auxilia os gestores na difícil tarefa da precificação.

Outro ponto, é determinar qual o melhor critério e encontrar o ponto de equilíbrio de cada produto ou serviço.

Já se tratando da consultoria de processos, analisa os principais processos internos e verifica se há necessidade de melhoria neles. 

Conclusão

Agora que já entendeu melhor do que se trata uma assessoria contábil, é possível mensurar a importância dela para seu negócio. 

Acreditamos que todo empreendedor merece sucesso e que seu empreendimento cresça de forma saudável e lucrativa.

Para isso, é fundamental que a contabilidade esteja sempre atualizada. 

A assessoria contábil tem como vantagem a implementação de melhorias que agreguem valor à empresa como um todo, desde o pagamento de uma carga menor de impostos, como no auxílio quanto às tomadas de decisões de negócios.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Outros Textos