Os 5 indicadores de desempenho financeiro que você precisa conhecer

indicadores de desempenho financeiro

Para que um empreendimento cresça e possa gerar lucro é essencial o acompanhamento dos indicadores de desempenho financeiro.

Infelizmente, é comum encontrar gestores ou empreendedores que não dominam o assunto e acabam cometendo esse tipo de erro.

Pois, para que esse acompanhamento seja realizado de forma correta, é fundamental considerar a análise dos indicadores de desempenho financeiro.

Pensando nisso, separamos aqui os principais indicadores de desempenho financeiro, seus conceitos, a importância deles para seu negócio e tudo o que precisa saber para realizar um acompanhamento de resultados eficiente.

Gostou? Então continue lendo.

O que são os indicadores de desempenho financeiro?

Os indicadores de desempenho financeiro são métricas que auxiliam na análise da performance organizacional.

São obtidos a partir dos demonstrativos financeiros da empresa e seu principal objetivo é a fornecer dados e informações a fim de nortear as tomadas de decisão e também avaliar precisamente a situação financeira do seu negócio.

Qual a importância de acompanhar os indicadores de desempenho financeiro?

Vamos supor que sua empresa é um navio e para que ele navegue e chegue ao destino final seguro, sem risco de naufragar, é necessário o uso de ferramentas para nortear seu navio, correto?

Da mesma forma é uma empresa. 

Assim como um navio, navegar sem rumo ou acompanhamento, há grandes chances de seu negócio naufragar.

Por isso, é fundamental acompanhar as métricas de desempenho da sua empresa.

Os indicadores de desempenho financeiro têm como principal objetivo possibilitar o acompanhamento da performance da sua empresa a um médio e longo prazo.

Evitando assim, que situações que possam deixar o negócio em apuros e permitindo enxergar, com mais clareza, pontos fortes e fracos do seu empreendimento. 

Dessa forma, conseguirá tomar decisões mais seguras e precisas, seja de médio e/ou longo prazo. 

Quais os benefícios de acompanhar os indicadores financeiros?

Apesar de reconhecer a importância dos indicadores financeiros, alguns empreendedores ainda não conseguem enxergar de forma clara como essas métricas são analisadas. 

Às vezes por não por possuir experiência na gestão financeira, outras por falta de tempo diante das demandas empresariais e acabam realizando um controle financeiro superficial. 

No entanto, existem diversas vantagens de se trabalhar com o acompanhamento dos indicadores financeiros.

Podemos citar algumas delas:

  1. Desenvolve uma atitude preventiva, diminuindo os riscos em relação à implementação de mudanças;
  2. Melhor direcionamento para definição de estratégias a fim de alcançar metas e objetivos;
  3. Diferencial competitivo com a implantação de rotina de melhora contínua;
  4. Possibilita o conhecimento prévio da atual situação financeira da empresa, se antecipando a soluções e atitudes resolutivas.

Os indicadores financeiros são extremamente úteis na avaliação de desempenho do seu empreendimento, auxiliando no planejamento e na elaboração de novas estratégias empresariais. 

Agora que já sabe a importância e vantagens das métricas financeiras, podemos conhecer quais são os cinco principais indicadores financeiros. 

5 indicadores de desempenho financeiro essenciais para uma boa gestão

indicadores financeiros que devem ser acompanhados
Foto de fauxels no Pexels

1. Lucratividade

O indicador de desempenho financeiro de lucratividade é responsável por relacionar algum dado da DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) com a receita líquida da empresa.

É essa métrica que indica o poder de ganho que a empresa obteve efetivamente de lucro com as vendas, seja de produtos, serviços ou ambos, em um determinado período.

Como calcular a lucratividade?

  • Lucratividade (%) = (Lucro Líquido / Faturamento) * 100

A lucratividade responde se o negócio está justificando ou não a operação da empresa.

Ou seja, se as vendas estão sendo suficientes para pagar os custos e despesas e ainda gerando lucro. 

Como seu resultado é em percentual, se torna bastante útil para a comparação de empresas, mesmos tamanhos ou setores distintos, sendo muito usado por investidores e bancos para análise de financiamentos.

2. Ticket Médio

O ticket médio representa o valor médio gasto por seus clientes em cada compra.

Ou seja, o valor médio de cada venda da sua empresa.

Ele ajuda a entender melhor seu negócio e também descobrir se sua empresa está vendendo mais itens de maior ou menor valor.

Além disso, verifica em qual estratégia a empresa deve focar:

  • Se o carro chefe for itens de baixo valor, focar mais na quantidade a ser vendida;
  • Se os produtos que mais saem forem de preços mais altos, focar na qualidade oferecida.

Como calcular o ticket médio?

  • Ticket Médio = Faturamento / Vendas

3. Margem de Contribuição

Bastante negligenciada, a margem de contribuição indica quando o lucro da venda de cada produto ou serviço contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura, e ainda gerar lucro.

A margem de contribuição é fundamental para o planejamento e vital para tomadas de decisões relacionadas aos investimentos e expansão de uma empresa.

É nela que é possível identificar que mesmo a empresa vendendo bastante, pode estar tendo prejuízos.

Como calcular a margem de lucro?

  • Margem de Contribuição = Faturamento – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

4. Ponto de Equilíbrio

Conhecido também Ponto Crítico de Vendas ou Break-Even-Point, o Ponto de Equilíbrio identifica o montante mínimo necessário de venda para cobrir os custos e despesas de uma empresa e não gerar prejuízos.

Dessa forma, existe um ponto de equilíbrio quando as vendas se igualam aos custos e despesas, sem gerar lucro ou prejuízo para a empresa. 

Essa métrica identifica qual o mínimo que uma empresa precisa gerar de venda para não obter prejuízo, definindo metas precisas para o crescimento do negócio. 

É um indicador que deve ser calculado desde o plano de negócio da empresa e assim poder identificar quanto a empresa precisa faturar para ser viável.

Como calcular o ponto de equilíbrio?

  • Ponto de Equilíbrio = Custos e Despesas Fixas / Índice da Margem de Contribuição

5. EBITDA

Vem do termo em inglês Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization, que traduzido para o português.

É uma métrica importante por identificar o impacto das vendas no caixa.

É ele quem possibilita que seja analisado a quantidade de geração operacional em caixa de uma empresa, desconsiderando os efeitos financeiros e o pagamento de tributos.

Como calcular o EBITDA?

  • EBITDA = Lucro Operacional + Depreciações + Amortizações

Concluindo

Agora que já conheceu os principais indicadores de desempenho financeiro, é hora de iniciar na prática esse acompanhamento.

O crescimento da empresa depende de uma boa gestão e para isso, acompanhar os indicadores de desempenho financeiro é etapa fundamental.

É monitorando o setor financeiro da sua empresa que, posteriormente, conseguirá implementar planos e estratégias eficazes para crescimento do empreendimento.

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